Distinguir gripe, COVID-19 e constipação

Blog description

Distinguir gripe, COVID-19 e constipação nem sempre é fácil, uma vez que partilham vários sintomas respiratórios. A gripe caracteriza-se, regra geral, por início súbito, febre alta 🌡️, dores musculares, dores de cabeça e cansaço intenso. A constipação comum é mais ligeira, evolui de forma gradual e manifesta-se sobretudo com nariz entupido ou a pingar, espirros e dor de garganta ligeira.

A COVID-19 apresenta sintomas muito variáveis, podendo incluir febre 🌡️, tosse seca, fadiga, dor de garganta, congestão nasal e, nalguns casos, perda do olfato e do paladar. Sempre que os sintomas sejam mais intensos, persistentes ou exista dúvida, é aconselhável realizar um teste e procurar aconselhamento de um profissional de saúde 👩‍⚕️👨‍⚕️.
.
Qualquer uma destas doenças pode ser contagiosa ainda antes de se manifestarem sintomas. Por norma, uma pessoa infetada pode contagiar outros até 2 dias antes do aparecimento das queixas. O período de contágio pode prolongar-se de 7 dias (gripe) até 10 dias (COVID-19). A COVID-19 tende a ser mais grave em pessoas idosas e com doenças crónicas.

Na maioria dos casos, estas doenças são tratadas apenas com medicamentos para aliviar os sintomas, sendo que a melhor forma de prevenir complicações passa pela vacinação 💉 e pelo reforço do sistema imunitário 🛡️.